Prorrogação do Bloco K para 2017

Prorrogação do Bloco K para 2017

por Gustavo Prado – Gerente de Consultoria & Projetos da ASIS Projetos

Diante da notícia publicada no site da Secretaria da Fazenda do Estado de Santa Catarina, tudo indica que efetivamente a digitalização do Livro Registro de Controle da Produção e do Estoque (Bloco K) será prorrogada para o ano de 2017.

Do ponto de vista organizacional, trata-se de uma excelente notícia para aqueles que já estavam direcionado esforços  aos processos de revisão de cadastros, mapeamento das informações necessárias, identificação dos GAPs, adequação e auditoria dos arquivos contendo as informações sobre a produção e o estoque.

Talvez você esteja pensando: “Será que alguém estava se preparando dessa forma para o atendimento do Bloco K?” A resposta é: “Sim!”

Líderes que visualizaram o Bloco K como uma oportunidade de corrigir informações e processos inadequados que prejudicavam o cadastro, as movimentações de estoque e as regras aplicadas aos créditos, iniciaram o projeto visando o atendimento em compliance com as regras estabelecidas no Guia Prático da EFD ICMS/IPI e dentro do prazo estabelecido pela legislação.

Para eles, essa notícia significa um fôlego para o ajuste de cronograma de implantação visando o aumento de poder analítico nas avaliações, reflexos e decisões estratégicas das empresas.

Em relação as empresas que mesmo com a obrigatoriedade para janeiro de 2016 ainda não haviam iniciado nenhuma das ações detalhadas acima, significa uma luz no fim do túnel, ou seja, mais uma oportunidade dada pelo Fisco de se preocupar com os dados que serão informados mensalmente em um arquivo digital que demonstrará a transparência do processo produtivo e das movimentações de estoque.

Não se esqueçam que o ano de 2016 será repleto de implantações: Notas Técnicas da NF-e (Validação de NCM, CEST, EC87), e-Social, EFD-Reinf, e-Financeira, além das antecipações de entregas da ECD (Escrituração Contábil Digital) e ECF (Escrituração Contábil Fiscal).

Fontes

http://www.sef.sc.gov.br/noticias/atenção-contribuinte-deliberações-do-confaz-estendem-prazos-e-simplificam-gestão-tributária

Valor: http://www.valor.com.br/legislacao/4355338/prazo-do-bloco-k-e-adiado-para-janeiro-de-2017

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

Responda a questão abaixo *

Join the mailing list

Check your email and confirm the subscription

Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On InstagramCheck Our Feed