Por que o planejamento e organização financeira são tão importante nas empresas?

Por Simone Angela Prigol Santolin – Consultora Financeira

Muitas vezes o controle financeiro é feito de forma informal e não é dado a importância necessária nas empresas e nos negócios.

 Fazer um controle adequado e assertivo dos lucros e despesas é uma das tarefas mais importantes para um planejamento financeiro, onde  é possível identificar quais recursos estão disponíveis e obter uma base sólida para a tomada de decisão.

Com uma boa organização e planejamento financeiro, o empresário consegue tomar decisões mais assertivas através:

  • Cálculo do preço de venda correto, pois terá conhecimento sobre os custos e despesas;
  •  Demonstrativo de resultados bem elaborado;
  • Controle sobre os recebimentos, por ter um de controle do movimento de caixa e bancos;
  • Registro adequado de todas as transações, pois sabe com exatidão qual é o valor dos estoques, e tem controle sobre as contas a receber e a pagar, e sabe quais são as despesas fixas e financeiras;
  • Administração do capital de giro, por ter o controle e conhecimento do ciclo financeiro de cada operação;
  • Valor patrimonial da empresa, porque é elaborado o balanço patrimonial;
  • Controle sobre a retirada de pró-labore entre os sócios, pois os valores não são misturados das contas pessoais e da empresa.

É comum que, quando um empreendedor abre o seu negócio ficar em segundo plano os controles financeiros. No entanto, à medida que a empresa se desenvolve e se estabelece no mercado, é necessário fazer o planejamento e controle financeiro adequados e que contemplem ações de curto, médio e longo prazo para a empresa ter uma sustentabilidade.

O uso softwares específicos para o controle das finanças é fundamental para não se perder os dados e automatizar tarefas e ter acesso em tempo real a relatórios permite que você possa tomar decisões com maior embasamento e, portanto, minimize as chances de erro.

 O planejamento financeiro é uma decisão importante, pois ele permite o empreendedor:

  • Ter Liberdade para Decisões: As empresas que conseguem planejar com antecedência os investimentos que pretendem fazer costumam obter melhores condições e economizar e manter uma liquidez no caixa.
  • Suprir as Emergências: Quando a empresa está organizada ela consegue manter reservas para suprir alguns imprevistos e ter mais possibilidades para passar por crises.
  • Minimizar as chances de erro: Mesmo com um planejamento muito bem elaborado, ainda assim as empresas estão sujeitas a passar por maus momentos. Contudo, as chances de incorrer erros diminuem de forma significativa

O cenário ideal é iniciar uma empresa já tendo a completa ciência da importância da elaboração de um planejamento financeiro, mas não é a realidade de boa parte das empresas. A boa notícia é que quando o empreendedor toma consciência a tempo, sua empresa terá muitas mais chances de iniciar um processo de crescimento com sustentabilidade.

 Uma boa gestão financeira deve prever a melhor margem de lucratividade, equilibrando os gastos e avaliando o saldo atual de CONTAS a PAGAR e à RECEBER.

Quer saber mais sobre a funcionalidade do setor do Contas a Pagar e Contas à Receber?

O IPECONT tem o curso certo para você!!

Clique aqui e saiba mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

Responda a questão abaixo *

Join the mailing list

Check your email and confirm the subscription

Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On InstagramCheck Our Feed