Compliance e contabilidade: como funciona e quais as oportunidades

Seja em maior ou menor escala, todos os negócios dependem da relação entre o compliance e contabilidade empresarial.

Analista Moderna, De Marketing, Gráficos

A atuação regular de um empreendimento é um conceito que vai muito além da qualidade dos processos operacionais e das suas entregas. Na prática, o sucesso empresarial também está condicionado a fatores normativos, isto é, ao cumprimento de normas técnicas, leis e padrões que regem os mais diferentes setores. Nesse cenário, compliance e contabilidade ganham uma importância cada vez maior.

Atualmente, falar em compliance é, sem dúvida, mencionar um dos pilares dos negócios de sucesso. O termo “comply”, advindo do inglês, significa atuar em conformidade com as regras. Compliance, de forma objetiva, traduz um ideal de atuação regular, rígida, em que se preza pela transparência, pelo cumprimento de normas, controles internos e demais imposições relacionadas à atuação no mercado.

Seja em maior ou menor escala, todos os negócios dependem da relação entre o compliance e contabilidade empresarial. Diferentemente do que muitos acreditam, isso não se restringe a grandes corporações, pois um pequeno empreendimento também precisa cumprir obrigações legais, normas trabalhistas e fiscais, por exemplo.

Dada a importância desse tema, preparamos este artigo para abordá-lo de forma mais detalhada, mostrando como compliance e contabilidade interferem no dia a dia empresarial. Acompanhe!

Áreas da empresa em que o compliance exerce influência

Inicialmente, é fundamental compreender a amplitude do compliance dentro das empresas, ou seja, em quais setores e atividades esse conceito se faz mais presente, promovendo melhorias e gerando oportunidades de otimização. Vejamos!

Gestão de processos

A gestão de processos se relaciona com todos os expedientes direcionados ao aumento de qualidade e eficiência no gerenciamento das informações. É importante considerar que toda empresa precisa de uma organização eficiente dos seus dados financeiros, visto que são extremamente úteis no cumprimento de obrigações junto ao Fisco, por exemplo.

Nesse sentido, a gestão de processos é uma das bases para a redução de erros e desconformidades com as regras internas e externas que condicionam a atuação do empreendimento. Essa gestão, na prática, se preocupa em conhecer profundamente as atividades do negócio, visando criar mecanismos para tornar as rotinas mais simples, eficientes e, principalmente, transparentes.

Gestão de riscos

O compliance tem um forte apelo pela prevenção de problemas, adotando posturas para a otimização dos processos internos, como a auditoria contábil. Dessa forma, profissionais contábeis auxiliam na verificação de contas, demonstrações e outros documentos importantes a fim de identificar eventuais inconsistências.

Além disso, a gestão de riscos é a forma como se desvenda as raízes dos problemas, encontrando maneiras de administrá-las antes que se tornem uma complicação. Esse processo consiste em encontrar fraquezas e atuar com o objetivo de fortalecê-las. Na área fiscal, entra tanto nos processos de apuração de tributos quanto na qualificação das obrigações acessórias.

Governança corporativa

Trata-se de um conceito bastante conhecido no meio empresarial. Ele se relaciona com as políticas e estruturas gerenciais internas voltadas à fiscalização e à condução do negócio de maneira ética, responsável e estratégica.

O ideal da governança corporativa é manter as bases do negócio sempre sólidas, aderentes aos seus objetivos e aos dos sócios. Para tanto, órgãos de fiscalização, conselhos administrativos e outras políticas de reforço à ética e transparência são criados para garantir que todas as decisões do negócio sejam pautadas nesses valores, evitando problemas que prejudiquem a imagem e os resultados da organização.

Aplicação do compliance à contabilidade

importância da contabilidade para o compliance é significativa. Hoje, grande parte dos problemas enfrentados pelas empresas no que diz respeito à sua regularidade estão relacionados a rotinas contábeis e fiscais. Por essa razão, reforçar a qualidade desse departamento é também fortalecer o compliance.

A falta de rigidez no cumprimento das obrigações ou mesmo a ausência de um conhecimento profundo sobre as normas e leis que regulam as operações empresariais são fatores que potencializam a ocorrência de erros, prejudicando diretamente as finanças e a percepção em relação à marca.

Nesse sentido, existem diferentes pontos em que compliance e contabilidade convergem no dia a dia dos negócios, garantindo uma atuação ainda mais eficiente e transparente. Entre eles, podemos citar:

  • elaboração de demonstrações contábeis;
  • cumprimento de obrigações acessórias;
  • adequação dos princípios contábeis às localidades em que a empresa opera — atributo imprescindível para aquelas que atuam em diferentes países, se submetendo a diferentes legislações;
  • coleta, estruturação e análise de dados;
  • aderência aos padrões contábeis e normas internacionais de observância obrigatória;
  • desenvolvimento de rotinas contábeis compatíveis com o porte, setor e objetivo do empreendimento, entre outros.

Benefícios da relação entre compliance e contabilidade para a empresa

O compliance, por ser um conceito intimamente ligado à otimização operacional, à atuação rígida e transparente, agrega uma série de vantagens para as organização que o inserem em suas rotinas. A seguir, listamos alguns dos benefícios diretos de investir nessa aliança.

Aumento da eficiência

A auditoria de contas, a preocupação com o registro e armazenamento de informações e a organização financeira estimuladas pelo compliance garantem muito mais eficiência no dia a dia da contabilidade.

Com processos organizados, bem-documentos e em conformidade com os padrões aplicados no mercado, os riscos de erros e inconsistências reduzem significativamente, o que é altamente positivo do ponto de vista da regularidade e da competitividade.

Redução dos desvios de recursos

As fraudes e desvios de recursos estão entre os problemas mais comuns quando a contabilidade do negócio é gerida de maneira pouco profissional. Muitas vezes, a falta de controle sobre os processos e a ausência de uma rotina de auditoria abre margem para esses problemas.

Por outro lado, o compliance prega uma gestão contábil pautada na transparência de modo que todas as movimentações financeiras estejam documentadas corretamente, facilitando a identificação de desvios e outras irregularidades.

Maior credibilidade

Empresas que investem em compliance são muito mais bem vistas no mercado. Devido aos escândalos de corrupção que assolaram o país nos últimos anos, o tema ganhou ainda mais notoriedade, estando diretamente associado à percepção de credibilidade e profissionalismo sobre um empreendimento.

Nesse sentido, outro reflexo direto do compliance e da contabilidade é a geração de um importante diferencial competitivo na hora de angariar recursos e crescer no mercado, por exemplo, pois são pontos considerados por investidores na hora de decidir onde aplicar o capital.

O conhecimento técnico dos profissionais da contabilidade é um fator decisivo para a qualidade do compliance. Isso porque, a depender do segmento e porte da organização, a complexidade da legislação e dos processos necessários para uma boa gestão contábil é extremamente elevada, dependendo de especialistas para dar suporte, evitando fraudes e erros.

Como vimos, compliance e contabilidade hoje são conceitos praticamente complementares. Na prática, é bastante difícil para uma empresa, por menor que ela seja, desenvolver uma política de compliance eficiente sem levar em conta a contabilidade. Grande parte das normas e leis envolvem a área contábil dos negócios, exigindo uma atuação ativa dos profissionais para alcançar um bom nível de compliance.

Por fim, pensar de forma estratégica e buscar novos caminhos para fortalecer as atividades e o rendimento é extremamente importante. Nesse sentido, uma recomendação é investir em boas parcerias, como o Programa Contador Parceiro da Soluti, que oferece uma alternativa para contadores e contabilidades aumentarem seu faturamento e agregarem diferenciais às suas entregas, com duas modalidades diferentes de parceria e diversas vantagens exclusivas.

Fonte: Portal Contábeis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

Responda a questão abaixo *

Join the mailing list

Check your email and confirm the subscription

Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On InstagramCheck Our Feed