Comissão permite que telefônicas abatam consumo de energia do ICMS

A proposta foi apresentada pelo deputado Jerônimo Goergen (PP-RS) e outros deputados que integraram a comissão especial da Câmara destinada a elaborar propostas para o novo marco regulatório da telefonia. O objetivo do texto, conforme os autores, é reduzir o volume de ICMS aplicado às contas de telefonia.

A proposta altera a chamada Lei Kandir (Lei Complementar 87/96), permitindo que as empresas que transformem energia elétrica em sinais eletromagnéticos de telecomunicações possam se creditar do ICMS pago na aquisição de energia elétrica.

O parecer do relator, deputado Fábio Sousa (PSDB-GO), foi pela aprovação da matéria. Ele destacou que o abatimento previsto no texto “já é objeto de controvérsia jurisprudencial que se estende há longa data”. O parlamentar ressaltou que, em 2013, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) pronunciou-se favoravelmente à possibilidade de as operadoras abaterem os valores de ICMS correspondentes ao consumo de energia elétrica. “Portanto, o projeto tão somente pacifica o entendimento do Judiciário sobre a matéria, ao consolidar em lei a decisão já exarada pelo STJ”, disse.

“A iniciativa, ao mesmo tempo em que representa um instrumento efetivo de desoneração sobre o setor de telecomunicações, também contribuirá para a democratização do acesso à informação no País, ao reduzir o custo de prestação dos serviços de banda larga, telefonia e TV por assinatura”, completou Sousa.

Tramitação
A proposta, que tramita em regime de prioridade, será analisada ainda pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Em seguida, será apreciada pelo Plenário.

Fonte: Agencia Câmara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

Responda a questão abaixo *

Join the mailing list

Check your email and confirm the subscription

Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On InstagramCheck Our Feed